Home Canais Consultas Downloads Empregos Entretenimento Nossa Sede Serviços





 


S I S B A J U D

Sistema de Pesquisa de Ativos do Poder Judiciário


Busca rápida no site  
search engine by freefind
 

S I S B A J U D

Sistema de Pesquisa de Ativos do Poder Judiciário

O BacenJud é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições financeiras, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via internet.

Em dezembro de 2019, foi firmado Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, o Banco Central e a Procuradoria da Fazenda Nacional - PGFN, visando o desenvolvimento de novo sistema para substituir o BacenJud e aprimorar a forma de o Poder Judiciário transmitir suas ordens às instituições financeiras.

Visando cumprir os comandos constitucionais de razoabilidade duração do processo e eficiência da prestação jurisdicional, bem como reduzir os riscos na tramitação física de documentos contendo informações sigilosas, foi desenvolvido o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário - SISBAJUD.

O principal objetivo do desenvolvimento do novo sistema foi a necessidade de renovação tecnológica da ferramenta, para permitir inclusão de novas e importantes funcionalidades, o que já não era possível com o Bacenjud, tendo em vista a natureza defasada das tecnologias nas quais foi originalmente escrito.

Além do envio eletrônico de ordens de bloqueio e requisições de informações básicas de cadastro e saldo, já permitidos pelo Bacenjud, o novo sistema permitirá requisitar informações detalhadas sobre extratos em conta corrente no formato esperado pelo sistema SIMBA do Ministério Público Federal, e os juízes poderão emitir ordens solicitando das instituições financeiras informações dos devedores tais como: cópia dos contratos de abertura de conta corrente e de conta de investimento, fatura do cartão de crédito, contratos de câmbio, cópias de cheques, além de extratos do PIS e do FGTS. Podem ser bloqueados tanto valores em conta corrente, como ativos mobiliários como títulos de renda fixa e ações.

Com a arquitetura de sistema mais moderna, em breve será liberada no SISBAJUD a reiteração automática de ordens de bloqueio (conhecida como "teimosinha"), e a partir da emissão da ordem de penhora on-line de valores, o magistrado poderá registrar a quantidade de vezes que a mesma ordem terá que ser reiterada no SISBAJUD até o bloqueio do valor necessário para o seu total cumprimento. Esse novo procedimento eliminará a emissão sucessiva de novas ordens da penhora eletrônica relativa a uma mesma decisão, como é feito atualmente no Bacenjud.

O CNJ disponibilizará aos Tribunais que utilizam o Processo Judicial Eletônico - PJE integração com o SISBAJUD, com automação do envio das ordens judiciais e análise das respostas encaminhadas pelas instituições financeiras.

Em suma, o foco é reduzir os prazos de tramitação dos processos, aumentar a efetividade das decisões judiciais e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, com o constante aperfeiçoamento desse novo sistema.


Fonte: Conselho Nacional de Justiça
 


SISTEMAS DE PESQUISAS PATRIMONIAIS
 

A N A C – C N P A

NAVEJUD – SISGEMB

A R I S P

Q U A L Q U E R   D O C

C A G E D

R E D E S I M

C E N S E C

REGISTRADORES   SAEC

CENTRAL DA CONSULTA

R E N A J U DC N J

C E N T R O P

REGISTRADORA   DE   RECEBÍVEIS

C N I B

S E G U R O – C R E D

C O A F

S E R A S A J U DC N J

C R C – J U D

S I E L

CRED – LOCALIZA

S I G E F

C S S – B A C E NC N J

S I M B A

D E C R E D

S I S B A J U DC N J

D I M O B

S I S T E M A   C E N T R A L

I N F O J U DC N J

S N C R

I N F O S E GC N J

S N G BC N J

I N P I

S N I P E RC N J

L O C A L I Z E

S R E IC N J